Notícias 24.08.2022

Incentivos: Internacionalização E-Commerce

Incentivos: Internacionalização E-Commerce

QUEM PODE APRESENTAR CANDIDATURA?

PME

 

COM QUE OBJETIVO?

Obter apoio, a fundo perdido, para investimentos relacionados com a internacionalização via digital: presença online (loja online e marketplaces); projeção em mercados internacionais; web marketing, business analyticS, entre outros.

 

QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES DE ACESSO?

Entre vários critérios e condições de acesso, pela especificidade, destacamos que a PME deverá:

  • Possuir situação líquida positiva no exercício fiscal completo anterior ao ano da candidatura (IES 2021);
  • Realizar um Diagnóstico E-commerce Prévio, com uma pontuação final superior a 20 pontos;
  • Apresentar um Plano de E-commerce Internacional detalhado e que sustente a apresentação da candidatura e, por outro lado, a definição da tipologia da candidatura a submeter:

NOVAS EXPORTADORAS: Enquadra os projetos promovidos pelas PME que tenham obtido uma pontuação final igual ou superior a 20 pontos e inferior a 75 pontos no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado;

MAIS MERCADOS: Enquadra os projetos que demonstram melhores condições para promover o alargamento e a diversificação de mercados de exportação através de canais digitais, traduzidas numa pontuação final igual ou superior a 75 pontos obtida no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado.

 

 QUAL O MÍNIMO E MÁXIMO DE DESPESA ELEGÍVEL? E QUAL O FINANCIAMENTO?

Os limiares mínimos e máximos de despesa elegível estão relacionados com a tipologia de candidatura:

  • 10.000 € e 25.000 €, para projetos da tipologia NOVAS EXPORTADORAS.
  • 25.000 € e 85.000 €, para projetos da tipologia MAIS MERCADOS.

O incentivo é não reembolsável, numa taxa de 50% aplicada às despesas elegíveis.

 

QUAIS SÃO AS DESPESAS ELEGÍVEIS?

  • Aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto;
  • Despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas a:

1) Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;

2) User-Centered Design (UX);

3) Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;

4) Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;

5) Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA);

6) Social Media Marketing;

7) Content Marketing;

8) Display Advertising;

9) Mobile Marketing;

10) Business Inteligence e Web Analytics.

  • Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto (nível mínimo de qualificação VI).

 

 QUAL O PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURAS?

O prazo para apresentação de candidaturas mantém-se aberto até à receção do número de candidaturas limite apurado em função da dotação orçamental.

 

 A YOTTA CONSULTING preparou um briefing sobre esta oportunidade, e detém toda a informação e competência para apoiar a elaboração da sua candidatura.